You are currently viewing SiSU 2022: começa hoje (10) convocação para a lista de espera

SiSU 2022: começa hoje (10) convocação para a lista de espera

Nesta quinta-feira, 10, os candidatos que se inscreveram no Sistema de Seleção Unificado (SISU) 2022 em busca de uma vaga em universidades federais, serão convocados por meio da lista de espera. A seleção é feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que apresentaram o melhor desempenho. 

SiSU 2022: começa hoje (10) convocação para a lista de espera
SiSU 2022: começa hoje (10) convocação para a lista de espera. (Imagem: FDR)

Os candidatos à lista de espera do SISU devem ficar atentos, pois a nova chamada de convocação será feita diretamente pelas instituições de ensino superior. Logo, é preciso tomar conhecimento sobre os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição. Ressaltando que essas informações foram divulgadas nos respectivos editais. 

Na atual chamada da lista de espera do SISU, as instituições de ensino superior associadas ao programa devem se basear em uma lista para preencher as vagas disponíveis aos cursos de graduação que não foram ocupadas durante a chamada regular, tendo em vista que o período de matrícula se encerrou na última terça-feira, 8. Para o primeiro semestre de 2022 oferece 221,79 mil vagas. 

Até agora, 84,5% dessas vagas já foram preenchidas durante a chamada regular, tanto em universidades quanto institutos federais. Na prática, a distribuição ocorreu da seguinte forma: 6.146 vagas para graduação em 125 instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. 

Neste ano, o SISU do primeiro semestre teve o maior número de inscritos em 11 anos. Ao todo, foram 1.054.474 candidatos e 2.032.674 inscrições, as quais já estavam aptas a se inscrever diretamente em duas opções de curso, além da aprovação de 206.835 candidatos na chamada regular. 

O candidato ao SISU deve ficar preparado, pois se for selecionado terá apenas alguns dias para preparar e apresentar toda a documentação exigida pela universidade na qual deseja ingressar. Se os prazos não forem respeitados, o estudante perderá a vaga no sistema que será concedida à fila de espera.

A fila de espera contempla os estudantes que não foram aprovados na primeira nem na segunda opção de curso. Ressaltando que a lista de espera costuma ser publicada logo após a divulgação dos resultados oficiais referentes à primeira chamada. 

Para participar do SISU é essencial que o estudante tenha realizado o Enem 2021 e que não tenha zerado a redação nem participado como treineiro. No geral, podem participar do SISU:

  • Apenas quem fez o último ENEM pode se inscrever.
  • Até mesmo quem tem diploma de nível superior pode se inscrever para uma vaga, diferente de outros sistemas.
  • Enquanto o período de inscrições estiver aberto é possível realizar a troca de curso, instituição ou turno.
  • Todo o processo é feito de forma virtual, desde a inscrição até a seleção. Por isso, as instituições devem oferecer aos estudantes a opção de usar os seus computadores para realizar as inscrições.

Além do mais, todas as etapas do SISU são gratuitas. Portanto, a cobrança de qualquer taxa é indevida e fraudulenta. Lembrando que o programa oferece vagas somente para instituições de ensino públicas, desde que o estudante consiga adquirir a nota de corte para o curso que deseja.

Fonte: FDR.com.br

Deixe um comentário