You are currently viewing Jovem inventa mochila solar para ajudar crianças que não têm eletricidade em casa

Jovem inventa mochila solar para ajudar crianças que não têm eletricidade em casa

Depois que seu primo faleceu devido a um acidente com velas, ele decidiu criar mochilas solares especiais para ajudar aqueles que não tem energia elétrica em casa.

O protagonista dessa história é Mike Bellot, um haitiano de 26 anos residente em Taiwan, para onde se mudou aos 22 anos para estudar política mundial e comércio internacional e depois concluir um mestrado para complementar sua formação acadêmica. No entanto, durante esse tempo, Mike recebeu notícias tristes, que o levaram a se concentrar no desenvolvimento de mochilas escolares carregadas de luz solar.

Tudo começou quando os parentes de Mike lhe contaram que um de seus primos havia falecido enquanto estudava à noite à luz de velas. Iinfelizmente, muitas pessoas no Haiti optam por usar velas, já que apenas cerca de 40% dos habitantes têm acesso à eletricidade e, como seus primos, usam outros meios para tentar fazer atividades noturnas.

Esta notícia comoveu Mike e por isso ele começou a pensar numa alternativa para evitar que outra pessoa faleceesse ou sofresse um acidente devido ao uso de velas e optou por desenvolver mochilas especiais que tivessem a capacidade de se carregar com energia solar e também pudessem carregar telefones celulares e tablets.

Desta forma, Mike criou a ‘SOLO BAG|’, um empreendimento que produz mochilas escolares equipadas com painel solar, bateria integrada, porta USB, GPS para localização e também lâmpada LED, para auxiliar os alunos que estudam à noite e fazem não tem acesso à eletricidade.

As mochilas SOLO BAG tornaram-se uma alternativa para iluminar de forma econômica, sustentável e acessível, como explica o haitiano: “Queríamos criar algo que fosse fácil de usar, tão simples que as pessoas não precisassem usar um manual para descobrir como usá-lo. Você apenas liga e desliga. Ela também carrega a si mesma, pois queríamos que fosse extremamente autossuficiente.”

O sistema SOLO BAG faz com que as mochilas carreguem durante o dia através da luz solar, então a energia é armazenada nas baterias e assim está pronta para ser usada no escuro de forma segura e eficaz. Além disso, Mike destacou que suas mochilas precisam de apenas uma hora de exposição ao sol e, portanto, têm energia suficiente para 6 horas de uso, podendo carregar celulares por 2 horas.

Desta forma, as mochilas SOLO BAG se tornaram uma excelente alternativa para ajudar milhares de estudantes no Haiti e em outros países do mundo que também têm problemas de acesso à energia elétrica.

***
Redação Conti Outra, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução.

Deixe um comentário