Café longo ou curto? Entenda as diferenças

Café longo ou curto? Entenda as diferenças

Com certeza você já ouviu estas palavras referindo-se ao café espresso!

Mas afinal, é melhor pedir um cafezinho longo ou curto?

Confira as curiosidades e dicas do barista Antonello Monardo.:

: Um ou outro?

Claro que você deverá tomar o café a seu gosto, como acha melhor. Mas é importante saber as diferenças em qualidade e sabor que os modos de tomar o café espresso proporcionam!

Para fazer um café espresso precisa-se de aproximadamente gr. 7 de café.

Ele então é colocado no porta-filtro e, em seguida, encaixado no “grupo” da máquina para que a água quente atravesse o pó de café que está compactado. Portanto, tendo como base que uma xicara de café tem entre 70 e 80 ml de capacidade, a primeira diferença se percebe no sabor. Os 7 gr. de café então serão diluídos em 70/80 ml. (longo) ou em 35/40 ml (curto), conforme sua escolha, compreende?Para exemplificar melhor pense que estamos preparando em casa uma vitamina com polpa de fruta. Ficaria com o mesmo sabor se colocássemos um copo de água ou dois copos de água?
Por esse motivo, pensando na qualidade, dê preferência o café curto. Quando passa a água com forte pressão naqueles 7 gr. de café, nos primeiros 30/40 ml se extrai a “parte nobre”: óleos minerais, açucares, etc. Continuando a extração, vem a “parte suja” (até em um café de qualidade), que são os componentes amargos, mais cafeína, etc.Agora, escolha como quer o seu cafezinho e….Salute!

Deixe uma resposta